Redução de Custos em Telecomunicações

A economia mundial vem impulsionando as empresas a realizarem projetos focados em eficiência operacional e redução de custos, que em grande parte são impulsionados ou dependem de projetos de tecnologia e Telecomunicações.

Seguindo essas tendências, empresas de diferentes portes e segmentos enxergam grandes oportunidades para redução de custos nas áreas de Tecnologia e Telecomunicações.

Redução de Custos - Mercado Empresarial - Consultoria em Telefonia

Principais Problemas

  • Contratos desatualizados que não refletem a realidade de preços do mercado.
  • Perfil de consumo inadequado em relação a realidade da companhia.
  • Aquisição de equipamentos com capacidade acima da necessária.
  • Utilização de tecnologias obsoletas, que não integra aos principais padrões de mercado e sistemas legados.
  • Alto custo de aquisição e manutenção dos ativos de Telecom.
  • Falta de controle dos serviços contratados, impossibilitando a detecção de Inconsistências nas contas das operadoras.
  • Falta de cancelamento dos serviços que não utilizados / inativos.
  • Acordo de nível de serviço (SLA) e links redundantes desnecessários.
  • Inexistência de inventário dos ativos de Telecom, dificultando a visão geral dos recursos disponíveis.
  • Falta de políticas e conscientização sobre a utilização dos serviços.
  • Os gastos em Telecom (telefonia fixa, móvel e dados) representam uma fatia expressiva nas despesas corporativa, esses custos possuem uma forte tendência de aumento para poder suportar uma estrutura de comunicação corporativa multicanal (Telefone, E-mail, Chat, SMS, Video conferência, Instant Messengers, Fax entre outros…).
  • Diante desse crescente cenário, fica evidente que os investimentos na área de Telecom não irão recuar, ressaltando a importância da gestão de Telecomunicações.

 

Gestão de Telecomunicações

Abaixo alguns pontos a serem considerados:

  • Gestão de contratos – Contratos desatualizados que não refletem a realidade de preços do mercado.
  • Possibilidade de redução de custos em curto prazo com operadoras de Telecom e prestadores de serviço.
  • Maior visibilidade dos gastos por colaborador e centro de custo. (Relatórios de consumo / tarifação).
  • Possuir indicadores para renegociação de tarifas e contratos (Relatórios de consumo / tarifação).
  • Investimento em equipamentos e tecnologias que podem gerar rápido retorno sobre investimento (Economia em recursos ou melhoria da eficiência operacional).
  • Planejamento do ciclo de vida dos ativos de Telecom.
  • Integração dos sistemas legados com novas tecnologias (reaproveitando de investimentos existentes)
  • Política de controle de pagamento de faturas utilizando ferramental para gerar relatórios, indicadores e checagem de contas.
  • Monitoramento constante de utilização dos recursos de Telecom.
  • Integração telefônica de baixo custo entre as múltiplas localidades, utilizando VoIP e a internet como facilitadores.
  • Transparência e eficiência na comunicação entre clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Diversas empresas

investem em soluções de redução de custos em Telecom para auditar contas e controlar ativos, gerando os indicadores necessários para uma efetiva renegociação de contratos com as operadoras de Telecom e prestadoras de serviços. Grande parte das organizações esquecem de rever seus processos internos, que podem ser uma potencial fonte para redução de custos, como: Automação de atendimento telefônico utilizando URA (Unidade de Resposta Audível), criação de filas de atendimento para cada área da instituição, comunicação entre as múltiplas localidades entre outros…

Vale ressaltar

que a auditoria das faturas é apenas um pequeno passo rumo à gestão em Telecomunicações. Serão vencedoras as companhias que buscam um controle eficaz sobre os recursos contratados, as razões de sua utilização, uso de maneira racional, custo total de manutenção/operação baixo, melhoria nos processos internos e externos de comunicação, investimento em sistemas e equipamentos para suporte da estratégia.

É de extrema importância

o monitoramento do quanto essas soluções contribuem positivamente para o sucesso das estratégias de negócios, pois mais do que nunca os resultados das empresas dependem fundamentalmente de uma comunicação eficiente entre clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Redução de Custos em Telecomunicações

Abaixo alguns itens que devem ser avaliados e contemplados para uma estratégia eficiente:

  • Automação de atendimento telefônico implementando filas de atendimento e URA.
  • Filas de atendimento, reduzindo o tempo médio de atendimento, possibilitando atender mais clientes em menos tempo.
  • Conectar os sistemas de telefonia entre as múltiplas localidades, proporcionando ligações entre elas a custo zero.
  • Utilizar rede proprietária de telefonia com roteamento inteligente entre as localidades utilizando a internet com facilitador.
  • Possibilitar a utilização da estrutura de comunicação corporativa via internet e dispositivos móveis para funcionários e representantes remotos.
  • Implementação de LCR (least cost routing) – Rota de menor custo.
  • Monitoramento do consumo por colaborador e centro de custo.
  • Integração com sistemas de ERP, CRM e Service Desk para geração de indicadores e histórico de atendimento.
  • Implantação de soluções que possuam baixo custo de manutenção & aquisição.
  • Investir em tecnologias promissoras que possuam baixo custo de depreciação, que integre aos legados e seja compatível com os padrões de mercado.
  • Utilização de operadoras VoIP e gateways GSM – Redução de custos com operadoras móveis e ligações de longa distância (DDD/DDI).
  • Uso racional e consciente dos recursos – Mudança de cultura, implementações de política de uso e controles de suporte a política.
  • Autenticação para ligações externas, DDD e DDI.
  • Segurança (prevenção de perdas com fraudes) – Implementação dos mecanismos e controles de segurança físicos e lógicos.
  • Negociações dos contratos com operadoras de telefonia fixa, móvel, VoIP e dados – Contratos com mais de 36 meses, podem não refletir as tarifas atuais.
  • Negociação dos contratos com os prestadores de serviços – Redução do custo de operação e manutenção dos ativos de Telecom.
  • Avaliar possibilidades de outsourcing de recursos técnicos e humanos em formato de serviço.
  • Monitorar e corrigir eventuais erros de faturamento – As faturas dos serviços podem apresentar inconsistências entre valores pagos e valores devidos por não aplicação correta das regras definidas em contrato.
  • Virtualização do sistema de telefonia.
  • Redução do volume de viagens corporativas utilizando soluções de Audio e Video conferência (Tele presença).

 

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