O Cenário Atual de
Telecomunicações

Nos dias de hoje ao contrario do que se pensa a concorrência entre as operadoras não estimulou o aumento da qualidade nos produtos e serviços. O atendimento também é muito aquém do que os clientes precisam, as operadoras falham no prazo, na qualidade da informação, na impessoalidade e na resolução dada ao problema.

 

O Cenário Atual de Telecomunicações

Hoje os serviços como internet banda larga e internet móvel de terceira geração não atendem a demanda dos usuários gerando insatisfação e revolta. Isso sem mencionar que as redes de telefonia não estão aptas para operar com os dois serviços simultaneamente, causando falhas em ligações, congestionamentos na rede que impossibilitam a utilização dos serviços básicos.

É um cenário que beira ao caos, o valor cobrado pelos serviços disponibilizados são totalmente incompatíveis com a qualidade dos mesmos. Muda-se de operadora, e o problema muda junto. No meio disso empresas, governos e clientes caminham de mãos dadas rumo ao colapso de todo o sistema. Isso seria facilmente resolvido com projetos de estruturação das operadoras e com índices de qualidade rígidos controlados exclusivamente pela ANATEL.

Seria Irresponsável e leviano da nossa parte não reconhecer os avanços que tivemos nos últimos anos no setor. Portabilidade, advento do 4G, acessibilidade a plano de dados no celular, mobilidade, redução nas tarifas do fixo, cancelamento de serviços pela internet, maior atuação da ANATEL, o futuro apesar de distante parece promissor.

Dentro de todas essas perspectivas abordadas o Mercado Empresarial tem como principal meta a busca de soluções para seus clientes. As operadoras comercializam o mesmo plano para empresas de diferentes portes com necessidades e demandas diferentes, e esse é nosso primeiro desafio, adequar esse plano as necessidades dos clientes. Hoje temos grandes empresas que já terceirizam toda sua parte de telefonia para se tornarem mais competitivas no mercado através da redução de custos e do acesso as altas tecnologias. E o mais importante é que conseguimos implantar essa mentalidade até nas empresas de menor porte, onde seus gestores acreditam assim como nós que nenhum custo é insignificante o suficiente que não precisa ser revisado.

 

top