Redução de Custos em Telecomunicações
Abaixo alguns itens que devem ser avaliados e contemplados para uma estratégia eficiente:
- Automação de atendimento telefônico implementando filas de atendimento e URA.
- Filas de atendimento, reduzindo o tempo médio de atendimento, possibilitando atender mais clientes em menos tempo.
- Conectar os sistemas de telefonia entre as múltiplas localidades, proporcionando ligações entre elas a custo zero.
- Utilizar rede proprietária de telefonia com roteamento inteligente entre as localidades utilizando a internet com facilitador.
- Possibilitar a utilização da estrutura de comunicação corporativa via internet e dispositivos móveis para funcionários e representantes remotos.
- Implementação de LCR (least cost routing) – Rota de menor custo.
- Monitoramento do consumo por colaborador e centro de custo.
- Integração com sistemas de ERP, CRM e Service Desk para geração de indicadores e histórico de atendimento.
- Implantação de soluções que possuam baixo custo de manutenção & aquisição.
- Investir em tecnologias promissoras que possuam baixo custo de depreciação, que integre aos legados e seja compatível com os padrões de mercado.
- Utilização de operadoras VoIP e gateways GSM – Redução de custos com operadoras móveis e ligações de longa distância (DDD/DDI).
- Uso racional e consciente dos recursos – Mudança de cultura, implementações de política de uso e controles de suporte a política.
- Autenticação para ligações externas, DDD e DDI.
- Segurança (prevenção de perdas com fraudes) – Implementação dos mecanismos e controles de segurança físicos e lógicos.
- Negociações dos contratos com operadoras de telefonia fixa, móvel, VoIP e dados – Contratos com mais de 36 meses, podem não refletir as tarifas atuais.
- Negociação dos contratos com os prestadores de serviços – Redução do custo de operação e manutenção dos ativos de Telecom.
- Avaliar possibilidades de outsourcing de recursos técnicos e humanos em formato de serviço.
- Monitorar e corrigir eventuais erros de faturamento – As faturas dos serviços podem apresentar inconsistências entre valores pagos e valores devidos por não aplicação correta das regras definidas em contrato.
- Virtualização do sistema de telefonia.
- Redução do volume de viagens corporativas utilizando soluções de Audio e Video conferência (Tele presença).